Conheça os principais tipos de galpão e selecione o ideal para a sua empresa
O bom funcionamento do galpão pode ser fator determinante para o sucesso da empresa, mas tipos de galpão diferentes apresentam particularidades únicas.
Em mercados cada vez mais competitivos, as decisões tomadas pelo empreendedor impactam significativamente o resultado de sua empresa. Por isso, é importante estar sempre acompanhando os aspectos logísticos e administrativos de uma operação.
A dinâmica no ambiente em que são realizadas as operações logísticas é fator determinante para o sucesso de uma série de empresas atualmente. Dessa forma, é importante estar atento aos detalhes e planejar bem como será o armazenamento dos bens necessários para os resultados da empresa.
Conheça abaixo os principais tipos de galpão e para quais situações eles são indicados:
Galpão piramidal
Esse modelo é recomendado para situações nas quais é necessária uma estrutura em uma área limitada. Caracterizados pelas tendas de lona em formato de pirâmide, os galpões piramidais podem cobrir áreas de 25 a 225 metros quadrados.
O suporte do galpão piramidal é estruturado por chapas de ferro, que se fixam por meio de conexões, encaixes ou parafusos, ou ainda sistemas de tubos, com a possibilidade de interligar e modular diferentes unidades, abrangendo uma área maior.
As tendas dispensam fundação; possuem fácil montagem, mas não são muito resistentes. São indicadas para eventos de lançamento, como showrooms, palestras e demais atividades que demandam uma estrutura temporária.
Galpão shed
Os galpões do tipo shed têm as suas coberturas montadas como degraus, o que confere uma aparência bem característica a eles. Essa variação é interessante para empresas que precisam de iluminação e circulação de ar, como as do setor de alimentos.
Podem apresentar vãos simples ou múltiplos e cobrem com sucesso uma área extensa, além de possuírem baixo custo de manutenção. Por esses motivos, são um modelo versátil, indicado para empreendimentos como ginásios, templos, indústrias e centros comerciais.
Galpão em arco
Os galpões em arco são uma opção para empresas que buscam aproveitar melhor a acústica, bem como um ambiente mais climatizado e soluções em condensação. Em regiões chuvosas, ajudam a reduzir as infiltrações, devido ao seu formato.
São geralmente vistos em centros comerciais, ginásios esportivos e pequenas indústrias. A peça da cobertura, comumente feita com isolante poliuretano, pode ser instalada em telhados metálicos já prontos.
Além de ser resistente, durável e de fácil instalação, também não requer investimento muito alto, é utilizado um material reciclável e que garante espaço e flexibilidade na hora de projetar o galpão.
Galpão com duas águas
Recomendado para armazenar itens como produtos industrializados e produtos agrícolas ou abrigar estruturas como estacionamentos e centros de distribuição, o galpão com duas águas pode cobrir grandes extensões de área em um único pavimento.
É estruturado com metal, com cobertura em lona, e tem formato triangular. A cobertura pode receber tratamento contra os raios ultravioleta, bem como algumas peças com material translúcido, para aproveitar a luz natural, ou lanternins.
Possui um vão central bastante extenso, também não necessita de fundação e, por isso, tem montagem rápida. É ainda flexível caso haja a necessidade de alterações no formato e no tamanho da instalação.
Galpão de dois pisos
O galpão de dois pisos, como o próprio nome diz, possui dois andares. Operações mais complexas, de empresas maiores, geralmente se beneficiam desse modelo por permitir a centralização das atividades no mesmo espaço, mas em diferentes ambientes.
É possível, por exemplo, separar uma área para vestiário, lavatórios, escritórios, etc. Em geral, o armazenamento e as etapas logísticas do galpão ficam no piso inferior, para facilitar o recebimento e o envio de mercadorias.
O modelo é ideal para organizações que precisam unificar os setores de estocagem e administração e buscam aproveitar melhor o espaço disponível.
Galpão inflável
Apesar de muitas variações de estrutura de galpão possuírem fácil instalação, o galpão inflável se destaca por sua simplicidade e agilidade. Por não levar nenhuma estrutura metálica, é perfeito para projetos temporários ou nos quais não é possível paralisar as operações.
O que mantém esse modelo em pé é a entrada constante de ar, abastecida por um motor movido a energia elétrica ou a diesel. É pensado para obras com pouco prazo e que exigem deslocamentos.
Encontre o galpão ideal
Devido às suas inúmeras finalidades, o galpão pode possuir uma variedade de especificações diferentes, recomendadas para cada situação. No entanto, há uma série de fatores considerados comuns em um galpão de qualidade.
Alta distância entre o piso e o teto (pé direito) para aumentar a ventilação e regular a temperatura, pisos resistentes para suportar o transporte de mercadorias e o maquinário utilizado, além de sistemas de combate a incêndio e grande área de pátio, estão entre eles.
Um galpão industrial, por exemplo, precisa desses investimentos para o seu bom funcionamento e conservação, ao mesmo tempo em que pode contar com uma estrutura mais leve, com foco maior no custo-benefício.
Com vários tipos de galpão existentes, fica difícil escolher o melhor para a sua empresa? Para encontrar o galpão ideal para atender às exigências do seu projeto, conte sempre com profissionais especializados neste mercado. A Disk Galpões possui vasta experiência de quem está neste ramo há décadas em aluguel, aquisição e administração de galpões.
Com nossa experiência, você terá a consultoria necessária para tomar a decisão mais acertada para a sua empresa. Confira os galpões disponíveis para aluguel ou venda!