Image
Administração de Galpões
25/07/2025

O investimento em galpões comerciais tem ganhado destaque como alternativa para diversificar o portfólio e garantir renda passiva. Porém, será que investir em galpão realmente vale a pena?

Para responder a essa pergunta, é necessário avaliar o mercado, os riscos e as vantagens dessa modalidade de investimento. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e conferir:

  • quais são as vantagens de investir em galpão logístico ou industrial;
  • como avaliar a rentabilidade antes de investir em galpão.

Quais são as vantagens de investir em galpão logístico ou industrial?

Está pensando em investir no mercado imobiliário? Pois saiba que começar com galpões logísticos ou industriais pode ser uma excelente opção!

Segundo pesquisas recentes, como a First Look, feita pela empresa imobiliária JLL, a taxa de vacância de galpões comerciais é de apenas 9,8%, sendo este o quarto período consecutivo em que o índice fica abaixo dos 10%. Ou seja: esse é o melhor momento para investir em um galpão!

Diferentemente dos imóveis residenciais, esse tipo de ação oferece uma série de vantagens que podem gerar renda passiva estável e valorização ao longo do tempo. Confira:

Rentabilidade: renda passiva garantida

Uma das maiores vantagens de investir em galpão logístico ou industrial é a possibilidade de garantir uma fonte constante de renda passiva. Empresas precisam de espaços para armazenagem, logística e produção, e isso faz com que a demanda por galpões seja alta.

Além disso, os contratos de locação para esse tipo de imóvel costumam ter prazos mais longos, geralmente entre três, cinco e 10 anos, o que garante previsibilidade de receita e menos preocupações com vacância.

Outro ponto positivo é que os custos de manutenção costumam ser menores do que os de imóveis residenciais. Inclusive, muitas vezes, são os próprios inquilinos que assumem parte dessas despesas, reduzindo os gastos do proprietário.

Na prática, além de lhe garantir um fluxo de caixa constante, os galpões comerciais exigirão poucas intervenções no dia a dia, fazendo com que você perca menos tempo com reparos ou limpezas.

Leia também: Conheça os principais tipos de galpão e selecione o ideal para a sua empresa

Valorização: escolha a localização certa

Investir em galpão comercial também pode ser uma estratégia inteligente para quem busca valorização imobiliária, mas, para isso, é preciso prestar atenção à localização do imóvel.

Regiões próximas a centros urbanos, rodovias e polos logísticos tendem a se valorizar com o tempo, já que empresas buscam sempre locais estratégicos para facilitar a distribuição e reduzir custos operacionais.

Além disso, a crescente demanda por e-commerce no Brasil impulsiona ainda mais o setor logístico, já que grandes empresas precisam de centros de distribuição eficientes para agilizar suas entregas, E isso tem feito com que galpões em boas localizações sejam cada vez mais valorizados.

Também é importante considerar que, ao longo do tempo, terrenos bem posicionados tendem a se tornar ainda mais escassos, o que aumenta o valor do imóvel. Ou seja, quem investe em áreas promissoras desde cedo pode obter retorno significativos no futuro.

Como avaliar a rentabilidade antes de investir em galpão?

Adquirir um galpão logístico ou industrial é um ótimo negócio, mas antes de fechar a compra, é importante analisar se o investimento realmente vale a pena. Afinal, ninguém que colocar dinheiro em imóvel que não gerará um bom retorno, não é mesmo?

Por isso, saiba o que considerar antes de começar a investir em galpão:

Faça uma análise de mercado

O primeiro passo para avaliar a rentabilidade de um galpão comercial é entender o mercado na região em que ele está localizado. Basicamente, é preciso analisar a demanda e a oferta por esse tipo de imóvel.

Se existem muitas empresas procurando galpões para alugar na área, significa que a demanda é alta e você terá boas chances de alugar rapidamente.

Por outro lado, se existem muitos galpões vazios ou sendo oferecidos a preços muito baixos, pode ser um sinal de que o mercado está saturado, o que é a localização não é tão interessante.

Para fazer essa análise, você pode pesquisar anúncios de galpões na região, conversar com corretores e até visitar áreas em que há apoios logísticos e industriais.

Ficar de olho em projetos de infraestrutura e crescimento urbano também ajuda, já que novos investimentos podem valorizar determinadas regiões e tornar o galpão ainda mais atrativo no futuro.

Considere a projeção de lucros

Você já entendeu o mercado, está na hora de calcular se o investimento realmente vale a pena financeiramente. Você deve avaliar o aluguel mensal que você pode cobrar e comparar com os custos envolvidos na compra e na manutenção do galpão.

Os principais pontos que você deve considerar são:

  • preço de compra: quanto você vai pagar pelo imóvel;
  • aluguel esperado: quanto os galpões similares na região estão cobrando;
  • custos fixos: quanto você gastará com IPTU, seguro, taxas e eventuais manutenções;
  • taxa de vacância: quanto tempo, em média, os galpões ficam vazios na região.

Uma boa métrica para avaliar seu investimento vale a pena é o cap rate (taxa de capitalização), que seria o retorno anual que o aluguel gera em relação ao valor do imóvel. Para calculá-lo você deve dividir o valor do aluguel anual pelo preço de compra e multiplicar por 100 para obter a porcentagem. Quanto maior a taxa, mais rentável é o investimento.

Leia também: Galpões Logísticos em São Paulo — Melhores Regiões para Alugar e Comprar

Assim, entendendo as vantagens de investir em galpão e o que você deve analisar antes de fechar negócio, você tem uma ótima oportunidade de renda passiva em mãos, algo muito vantajoso para empresas que buscam diversificação e rentabilidade.

Aproveite para acessar a nossa página de serviços e veja como a Disk Galpões pode ajudar você a encontrar a opção ideal para o seu negócio!